Centenas de ucranianos cruzam a fronteira para se refugiarem na Roménia

Várias centenas de cidadãos ucranianos cruzaram hoje a fronteira que separa o seu país da Roménia, procurando refúgio em casas de amigos e familiares perante a operação militar da Rússia, informaram as autoridades romenas.

Notícia

© Getty

Lusa
24/02/2022 10:42 ‧ 24/02/2022 por Lusa

Mundo

Rússia/Ucrânia

"Os primeiros dados da Polícia de Fronteira mostram um aumento de várias centenas de pessoas, ainda que muitas delas tenham nacionalidade romena, familiares ou amigos e inclusivamente casas em Suceava [nordeste da Roménia]", disse o presidente desta província romena que faz fronteira com a Ucrânia, em declarações à G4Media citadas pela agência Efe.

A Roménia partilha com a Ucrânia uma fronteira de mais de 600 quilómetros, e os contactos entre os habitantes de ambos os lados da fronteira são fluídos.

De acordo com o último censo oficial, na Roménia vive uma minoria ucraniana de mais de 50 mil pessoas, e segundo outros cálculos, a minoria romena na Ucrânia ascende às 400 mil pessoas.

O ministro da Defesa da Roménia, Vasile Dincu, disse esta semana à imprensa que o seu Governo está preparado para acolher mais de meio milhão de refugiados vindos da Ucrânia.

A Rússia lançou hoje uma operação militar na Ucrânia, que o Presidente Vladimir Putin disse visar proteger civis russos nos territórios de Donetsk e Lugansk, no leste ucraniano, cuja independência reconheceu na segunda-feira.

Leia Também: Ucrânia. Embaixada portuguesa organiza pontos de reunião em duas cidades

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas