Numa altura em que mais de cem mil pessoas já abandonaram a Ucrânia face aos ataques da Federação Russa, pais são obrigados a despedir-se dos filhos, presumivelmente para permanecerem na frente de combate. É essa a história por detrás de um vídeo que, entretanto, se tornou viral, retratando o momento em que um pai se despede da filha, ainda criança, rumo a uma zona segura.
Emocionado, o homem coloca um gorro na cabeça da filha, que abraça, entre lágrimas. A menina também não contém a emoção e chora.
Depois de todos partilharem um abraço, o vídeo termina com mãe e filha num autocarro, enquanto o homem observa, com a mão no vidro.
A autoridade fronteiriça ucraniana informou que os homens dos 18 aos 60 anos estão proibidos de deixar o país. A proibição é temporária e acontece no âmbito da lei marcial, lei que entra em vigor quando uma autoridade militar toma o controlo da ordem do país.
O primeiro dia de invasão russa na Ucrânia já resultou em 137 mortos ucranianos, conforme adiantou esta noite o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Desses, dez eram oficiais ucranianos e há a registar 316 feridos.
Milhares de ucranianos procuraram abrigo dos ataques aéreos russos nos metros de Kharkiv e de Kiev. Outros, por sua vez, já abandonaram as suas casas na Ucrânia, e vários milhares cruzaram as fronteiras rumo a países vizinhos, segundo dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).
Veja acima o vídeo do momento.
Leia Também: Morreram 137 ucranianos no primeiro dia. "Fico em Kiev", garante Zelensky