Sites de meios de comunicação social russos exibem mensagens anti-Putin
Segundo alguns meios de comunicação social russos, o grupo hacker ativista Anonymous está por detrás deste ataque.
© Reuters
Mundo Rússia/Ucrânia
Os sites oficiais de vários meios de comunicação social russos foram alvo de um ataque informático, esta segunda-feira, revela a Reuters. Como resultado, as páginas em causa apresentam agora mensagens antiguerra e apelos para que seja colocado um fim à invasão levada a cabo pela Rússia em território ucraniano.
"Caros cidadãos. Exortamo-vos a parar com esta loucura, não enviem os vossos filhos e maridos para a morte certa", pode ler-se na mensagem, citada pela Reuters. "Putin está a forçar-nos a mentir e a pôr-nos em perigo", refere ainda.
Para além da agência noticiosa estatal russa TASS, também os sites da RBC TV, do jornal Kommersant, do site noticioso Fontanka e do jornal Izvestia foram afetados por este ataque informático, muitos deles exibindo a mensagem em causa.
"Temos estado isolados do mundo inteiro, eles deixaram de comprar petróleo e gás. Dentro de alguns anos viveremos como a Coreia do Norte", continuou a mensagem divulgada pelos hackers. "Para que serve isto? Para que Putin possa entrar nos livros de história? Não é a nossa guerra, vamos detê-lo!", alertam os piratas informáticos.
Segundo alguns meios de comunicação social russos, o grupo hacker ativista Anonymous está por detrás deste ataque.
Estas mensagens são divulgadas num dia que fica marcado pelas negociações que começaram, esta segunda-feira, na fronteira com a Bielorrússia. Nelas, Rússia e Ucrânia pretendem chegar a um acordo acerca de um eventual cessar-fogo.
Leia Também: Proteção de Dados abre inquérito a partilha de dados com a Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com