Quando a guerra eclodiu, o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky negou-se a sair do país, e tornou-se no rosto da guerra que assola o seu país. A mesma decisão foi tomada também pela sua mulher
Olena decidiu permanecer no país, juntamente com os dois filhos, e em apoio ao seu marido, que é considerado o alvo número um dos russos.
"Sou a Olena Zelensky, sou a mulher do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Casámo-nos em 2003. Em 2004 a nossa filha Oleksandra nasceu. Em 2013 o nosso filho Kyrylo nasceu. Sou escritora e arquiteta. E estou também sob uma ameaça de morte do Sr. Putin", escreveu a mulher na sua conta de Instagram.
Olena, que a imprensa internacional acredita estar num esconderijo secreto, tem, à semelhança do marido, usado as redes sociais para ir dando a sua visão do que se passa no país.
"Não vou entrar em pânico nem soltar lágrimas. Vou manter-me calma e confiante. Os meus filhos admiram-me e estarei lá por eles. E pelo meu marido e convosco", escreveu ainda.
Ver esta publicação no Instagram
Nascida, em 1978, em Kryvyj Rih, Olena é arquiteta, escritora, autora e ativista. A mulher estudou na Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional da Ucrânia, mas decidiu seguir a área das letras, trabalhando com o Studio Quarter 95, uma produtora de televisão ucraniana, pelo menos até o seu marido se ter tornado político. Depois disso, seguiu as pisadas do marido e tornou-se numa das 30 mulheres mais influentes do seu país, escreve o The Independent.
Nas redes sociais, Olena, que está ainda envolvida em várias causas da UNICEF e em programas culturais do país, conta com 2 milhões de seguidores nas redes sociais.
Leia Também: Zelensky deplora ataque em local onde judeus foram massacrados por nazis