O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ser “russofóbico”, tal como o seu antecessor, Petro Poroshenko.
“O Zelensky chegou ao poder com slogans de paz e da necessidade de salvar vidas, evitando baixas entre ucranianos e russos. No entanto, ele acabou por se tornar tão russofóbico quando o governo de Petro Poroshenko”, afirmou Lavrov, em entrevista à agência de notícias Al Jazeera.
Referindo-se à guerra civil no Leste da Ucrânia, que dura desde 2014, o político vai mais longe e acusa Zelensky de mentir quando prometeu restaurar a “ordem no país” e de não “fazer nada em relação ao derramamento de sangue em curso contra o seu próprio povo”.
Para Lavrov, o conflito atual na Ucrânia “deve-se à recusa do Ocidente em reconhecer o direito igual da Rússia de organizar a arquitetura de segurança europeia”.
Na passada quinta-feira, a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo os últimos dados, mais de dois mil civis ucranianos morreram desde então e cerca de um milhão de pessoas abandonaram o país.
Leia Também: AO MINUTO: Caças russos na Suécia; Rússia revela baixas pela 1.ª vez