A cidade destruída de Kharkiv, na Ucrânia, levou a que crianças com doenças terminais tivessem que ser transportadas para um local mais seguro. Contudo, partiram num comboio improvisado que não sabem ao certo onde as levará, e onde abunda a ansiedade e o stress devido à guerra.
A equipa médica não sabia o que os aguardava, mas tinha noção do perigo que esta viagem representava para os doentes que precisam de cuidados paliativos e instalações adequadas.
A saúde delicada destes doentes tornou a viagem ainda mais complicada, colocando-os até em risco de vida. De acordo com a CNN, o comboio conseguiu transportar 12 crianças e chegar até à fronteira da Ucrânia com a Polónia, onde estavam médicos e enfermeiros à espera para estabilizá-las, assim como uma cama para cada uma a poucos centímetros do chão.
Todos vieram de hospitais nos arredores de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, conhecida por ter os melhores cuidados paliativos do país.
Durante dias, Szuszkiewicz, pediatra e especialista em cuidados paliativos, recebeu vários pedidos de ajuda de pais desesperados com crianças na área de Kharkiv enquanto a cidade estava a ser atacada. Porém, disse-lhes que só poderia ajudar se conseguissem encontrar um caminho para Lviv.
Leia Também: Ucrânia divulga vídeo onde mostra abate de helicóptero russo