Uma jornalista norte-americana foi apanhada de surpresa por um (raro) vislumbre de esperança no meio de caos que reportava a partir da Polónia, onde a crise de refugiados se intensifica dia após dia, consequência da invasão russa à Ucrânia. O momento foi protagonizado, invariavelmente, por uma criança.
Ellison Barber, repórter da MSNBC, conduzia uma emissão em direto a partir da fronteira polaca, no sábado, enquanto mostrava um acampamento de refugiados ali montado para receber os ucranianos que fugiram do seu país.
Enquanto a jornalista descrevia como o local foi construído pelo governo polaco e por serviço voluntário, uma menina sorridente aparece no canto do ecrã com uma vistosa bola de futebol cor de laranja.
"A melhor interrupção de um direto que eu alguma vez tive", escreveu a jornalista na legenda do vídeo, que depois partilhou nas redes sociais.
the best interruption of a live shot I’ve ever had on @MSNBC pic.twitter.com/nGy4JQJuSU
— Ellison Barber (@ellisonbarber) March 6, 2022
Sorrindo quase de imediato, Ellison Barber acaba por reconhecer a presença da menina, descrevendo-a como "um dos amigos com quem temos estado a jogar futebol toda a manhã". A menina continuou a brincar com a bola, enquanto Barber terminava a reportagem.
Depois, houve jogo de futebol, como a criança desejava.
and play more soccer, we did! @AnthonyNBCNews pic.twitter.com/4le0NHTcUY
— Ellison Barber (@ellisonbarber) March 6, 2022
Recorde-se que a invasão da Ucrânia já provocou, segundo a Organização das Nações unidas (ONU) mais de 1,5 milhões de refugiados, sendo que a Polónia recebeu mais de 800.000 mil ucranianos em fuga, enquanto os restantes foram acolhidos pela Roménia, Hungria e Eslováquia, no que diz respeito à UE.
Leia Também: Rússia está a pôr em risco segurança da central nuclear de Zaporiyia