O Ministério da Saúde de Israel anunciou, esta quarta-feira, que foram identificados dois casos de Covid-19 que combinam a variante original Ómicron com a sua linhagem BA.2, avança o Times of Israel.
Dois israelitas que regressaram ao país oriundos do estrangeiro estavam infetados com a combinação. Os infetados serão um casal, na casa dos 30 anos, que foi contagiado pelo filho bebé.
"Esta estirpe ainda não foi vista no mundo", diz o ministério, revelando que os casos foram encontrados "nos últimos dias" em testes de viajantes internacionais que chegavam ao Aeroporto Ben Gurion.
Embora o número de pessoas a serem testadas em Israel tenha diminuído, quem chega ao aeroporto é abrigado a testar no momento da aterragem.
Recentemente, a OMS avançou que estudos preliminares sugerem que a BA.2 seja mais transmissível do que a BA.1. A linhagem BA.2, que partilha com a BA.1 várias características genéticas, foi detetada em Portugal no final de 2021 e tem registado um aumento da prevalência desde essa altura.
É responsável por 82% das infeções registadas em Portugal, enquanto a prevalência da linhagem BA.1 baixou para 18%, estimou esta terça-feira o INSA.
Leia Também: Ucrânia. Hospital luta contra Covid-19 enquanto bombardeamentos continuam