O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou esta segunda-feira as redes sociais para afirmar que os ucranianos estão a lutar pela sobrevivência naquela que é, segundo Zelensky, "a pior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial".
Numa publicação com várias fotografias dos destroços, refugiados e da luta do povo ucraniano pela sobrevivência, o chefe de Estado da Ucrânia destaca a luta contra "um dos maiores exércitos do mundo".
"[Estamos a lutar] Contra mísseis, bombas e artilharia de mísseis. Contra os ocupantes que atiram em refugiados nas estradas. Que matam civis comuns, criam fome artificial em cidades inteiras, queimam áreas residenciais. Esta é a pior guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial", escreveu Zelensky.
Ver esta publicação no Instagram
O presidente ucraniano rejeitou entregar Kyiv, Mariupol ou Kharkiv aos russos e mantém a luta para a conquista sobre a Rússia.
Recorde-se que este é o 26.º dia de guerra. Desde o início da invasão, 925 civis morreram, confirmou esta segunda-feira a ONU. O número poderá ser, no entanto, significativamente maior dada a dificuldade em contabilizar os mortos.
Leia Também: Ucrânia. EUA detetam aumento da atividade naval russa no mar Negro