O responsável pela administração da região militar do sul da Ucrânia informou, esta segunda-feira, que quatro crianças terão sido levadas para o hospital na sequência de um ataque russo que terá ocorrido enquanto tentavam fugir em autocarros por corredores humanitários.
Oleksandr Starukh escreveu que as crianças ficaram feridas enquanto estavam a ser resgatadas da cidade de Mariupol. "Hoje é um dia difícil porque as crianças estão a sofrer de novo", escreveu, acrescentando uma das quatro crianças está em estado grave.
"Estes vilões continuam a lutar com crianças. Nós vamos ter que responder por tudo. Por cada criança. Por cada vida", terá escrito o responsável.
A guerra já matou pelo menos quase mil civis e feriu cerca de 1.500, incluindo mais de 170 crianças, de acordo com as Nações Unidas. Além disso, o conflito provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas das suas casas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos.
Segundo a ONU, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Mãe sofre múltiplos ferimentos para salvar filha bebé de ataque russo