Odessa é uma grande cidade portuária na costa do Mar Negro e deverá ser em breve o foco das forças russas. O principal porto do Mar Negro sofreu, durante a manhã desta segunda-feira, o primeiro ataque das forças russas.
Os ataques terão vindo de artilharia disparada pelos navios russos, situados no Mar Negro, onde se encontram há alguns dias.
Edifícios habitacionais ficaram destruídos, mas nem assim o povo ucraniano desarma, continuando a levar areia da praia para a cidade numa tentativa de a proteger com barricadas.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, podemos ver um grupo de pessoas que, ao som de Bon Jovi, continuam a encher sacos de areia.
A banda de rock americana partilhou o vídeo das pessoas ao som de 'It's My Life' a ser acompanhada por um baterista ao vivo. "Isto é para os que se mantiveram firmes", pode ler-se no tweet.
Mais de metade das importações e exportações da Ucrânia circulam pelo porto, segundo especialistas militares citados pela Reuters, e é a última grande cidade entre as forças russas que passam por Kherson a leste e a fronteira com a Roménia, membro da NATO.
A captura de Odessa daria a Moscovo o controlo de toda a costa sul, enfraquecendo gravemente a Ucrânia e atingindo um objetivo que alguns estrategas militares tinham previsto nos primeiros dias da invasão.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Como Odessa se está a proteger de uma iminente invasão russa