Rússia condena a até 16 anos soldados ucranianos capturados em Kursk

A justiça russa condenou hoje a entre 15 e 16 anos de prisão quatro militares ucranianos capturados na região fronteiriça russa de Kursk e acusados de terrorismo.

Notícia

© Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images

Lusa
25/02/2025 15:15 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Kursk

Segundo o Comité de Instrução russo, os condenados entraram ilegalmente em território da Rússia em setembro de 2024, um mês depois do início da operação militar ucraniana em Kursk.

 

Enquanto estiveram na aldeia de Snagost, os militares "intimidaram os residentes locais", ocuparam as suas casas e "impediram a retirada de civis" das zonas de combate, afirmaram os investigadores russos.

Além disso, a parte russa considerou os soldados inimigos culpados de abrir fogo sobre civis em Kursk.

A 13 de fevereiro, a justiça russa condenou outros quatro militares ucranianos a longas penas de prisão por terem participado na incursão militar em Kursk.

O Ministério da Defesa russo estimou hoje em mais de 63.000 o número de mortos ucranianos na ofensiva lançada por Kyiv em Kursk a 06 de agosto de 2024.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou desde o início a sua intenção de trocar o território ocupado de Kursk por território ucraniano tomado pela Rússia em hipotéticas negociações, embora o Kremlin tenha rejeitado tal opção.

Desde o início da incursão ucraniana em território russo, o Exército russo conseguiu recuperar mais de 60% do território que a Ucrânia chegou a controlar.

Leia Também: Moscovo diz ter negociado com Kyiv retirada de residentes em Kursk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas