No Teatro Regional de Música e Drama de Kmenytsky, na Ucrânia, crianças retiradas de áreas de combate entre as forças russas e ucranianas aprenderam não só o que envolve o trabalho dos serviços de emergência, mas também técnicas de socorro, através de uma encenação teatral, que teve lugar ontem, dia 22 de março.
Numa publicação na rede social Facebook, o Serviço de Emergência da Ucrânia (SES) partilhou um vídeo do momento, no qual é possível ver crianças disfarçadas de bombeiro, enquanto outras brincam com jogos de carácter educativo.
“Os organizadores concederam especial atenção às regras de manuseio de objetos suspeitos e de explosivos. Num ambiente descontraído, as crianças adquiriram conhecimentos úteis para a vida, interagiram, brincaram, realizaram questionários interessantes, fizeram quebra-cabeças e pintaram”, lê-se na publicação.
Estiveram também presentes psicólogos, de modo a ajudar as crianças a lidar com “o horror da guerra”.
Recorde-se que a Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, incluindo mais de 180 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,53 milhões para os países vizinhos, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, indica o organismo.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Rússia diz que o matou, mas franco-atirador mostra-se em piscina de bolas