Os funcionários de serviço nas instalações radioativas da central nuclear de Chernobyl não rodam entre turnos há quatro dias, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
Segundo informações das autoridades ucranianas à Agência Internacional, não existe uma data para quando esta situação vai ser alterada e os trabalhadores vão poder retomar a normalidade dos seus turnos.
A organização confirma que isto está a acontecer devido aos combates que estão a ter lugar em cidades próximas da central, onde muitos dos trabalhadores vivem.
Esta equipa que está atualmente a trabalhar substituiu um turno que estava há quase três semanas sem sair do local de trabalho.
Leia Também: Russos destruíram novo laboratório na central nuclear de Chernobyl
A AIEA confirmou em comunicado que "a Ucrânia informou hoje à Agência Internacional de Energia Atômica que não houve rotação de pessoal técnico em (Chernobyl) desde o dia 21 de março e não sabe quando isso poderá acontecer".
#Ukraine informed IAEA today there had been no rotation of staff at #Chornobyl Nuclear Power Plant since 21 March and it did not know when it might take place. https://t.co/og20VaPFJo pic.twitter.com/L4u7qRXoSG
— IAEA - International Atomic Energy Agency (@iaeaorg) March 25, 2022
No mesmo comunicado, a organização confirma que "dos 15 reatores operacionais do país em quatro locais, oito continuam a operar, incluindo dois na central nuclear de Zaporizhzhya, três em Rivne, um em Khmelnytskyy e dois no sul da Ucrânia".
Leia Também: Russos destruíram novo laboratório na central nuclear de Chernobyl