Diretora-geral da OMC quer países a disponibilizarem reservas alimentares

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) pediu hoje aos países com reservas de cereais e outros alimentos que as disponibilizem no mercado internacional, para responder à forte subida de preços provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Notícia

© Riccardo Savi/Getty Images for Concordia Summit

Lusa
29/03/2022 08:04 ‧ 29/03/2022 por Lusa

Mundo

Ngozi Okonjo-Iweala

Ngozi Okonjo-Iweala, durante uma reunião informal do principal órgão da organização, o Conselho Geral, sublinhou que a cooperação internacional é essencial para enfrentar os máximos históricos atingidos pelos preços de alguns bens básicos.

Esta situação resulta da invasão da Ucrânia pela Federação Russa, dois dos maiores produtores e exportadores mundiais de cereais.

A longo prazo, alguns dos principais produtores de cereais, como EUA, Canadá, Austrália, Argentina e França, deveriam preparar um aumento da sua produção, tal como os maiores fabricantes de fertilizantes, como a China ou a Alemanha, adiantou a dirigente da OMC.

Ngozi pediu esforços acrescidos para que a invasão russa da Ucrânia "não se converta em um desastre generalizado para os preços dos alimentos em África e Médio Oriente", regiões que compram à Federação Russa e à Ucrânia mais de metade dos alimentos que importam.

Leia Também: Mais de 1,3 milhões de pessoas no sudoeste de Angola sofrem de fome

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas