O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou, esta terça-feira, aos governantes dos países que criminalizem o uso da letra 'Z' como demonstração pública de apoio à invasão das tropas russas.
Dmytro Kuleba escreveu no Twitter que "o apoio público a esta barbaridade tem que ser proibido", visto que a letra tem sido usada para distinguir os veículos russos. "'Z' significa crimes de guerra, cidades bombardeadas, milhares de ucranianos assassinados", continuou.
O pedido surge no dia seguinte aos governos federais de Berlim, da Baviera e da Baixa Saxónica terem anunciado que iam criminalizar a demonstração como manifestação de apoio público a guerras, que no país é punível com até três anos de prisão.
I call on all states to criminalize the use of the ‘Z’ symbol as a way to publicly support Russia’s war of aggression against Ukraine. ’Z’ means Russian war crimes, bombed out cities, thousands of murdered Ukrainians. Public support of this barbarism must be forbidden.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 29, 2022
A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,8 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.
A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Pagar gás em rublos? G7 diz que não, Moscovo reitera ameaças