Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

UE e China de acordo sobre necessidade de regresso da paz à Europa

A União Europeia (UE) e a China concordam na urgência do regresso da paz ao continente europeu, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, anunciou hoje o chefe da diplomacia dos 27, Josep Borrell, em comunicado.

UE e China de acordo sobre necessidade de regresso da paz à Europa
Notícias ao Minuto

15:41 - 29/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O comunicado, divulgado após uma reunião por videoconferência entre o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da UE e o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, salientou que Borrell e Wang Yi estão de acordo acerca da "urgência do regresso da paz ao continente europeu tão depressa quanto possível".

Neste sentido, os dois representantes discutiram as negociações entre a Ucrânia e a Rússia e "a necessidade de um cessar-fogo, para a criação de corredores humanitários e prevenir os riscos de uma maior escalada" no conflito.

A situação da Ucrânia está na agenda da 23.ª Cimeira UE-China, marcada para a próxima sexta-feira.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.151 civis, incluindo 103 crianças, e feriu 1.824, entre os quais 133 crianças, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 3,9 milhões de refugiados em países vizinhos e quase 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Kyiv aceita neutralidade; Sete mortos em Mykolaiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório