"Um mediador extremamente eficaz". É assim que Mykhailo Podoliak, membro da delegação de negociação ucraniana e conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreve Roman Abramovich.
As declarações foram proferidas durante uma conferência de imprensa, segundo relata um correspondente da plataforma Ukrinform.
"Ele é um mediador extremamente eficaz entre as delegações. Ou seja, ele modera o processo em parte, para que não haja mal-entendidos. Ou seja, quando uma parte diz alguma coisa e a outra parte não é tão clara, em termos de logística do processo de negociação", explicou Podolyak.
Refira-se que Abramovich foi notícia nos últimos dias por suspeitas de envenenamento. Podolyak afirma, no entanto, que isso são "versões mais especulativas e conspiratórias".
O magnata russo desempenhou um papel inicial nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. Recorde-se que Abramovich, com nacionalidade portuguesa (além de ser russo, lituano e israelita), é conhecido pela proximidade a Putin e é um dos oligarcas sancionados pela União Europeia e Estados Unidos na sequência da invasão russa à Ucrânia.
Leia Também: Abramovich foi envenenado? Se sim, não foi o único na era Putin