Chegou ao fim a conversa telefónica entre Volodymyr Zelensky e Joe Biden.
O presidente ucraniano recorreu às redes sociais para fazer o rescaldo da conversa, que terá durado cerca de uma hora.
"Fizemos uma avaliação conjunta da situação no campo de batalha e na mesa de negociações. Falámos de apoio defensivo específico, de um novo pacote de sanções reforçadas, de ajuda macrofinanceira e humanitária", deu conta Zelensky.
Just finished an hour-long conversation with @POTUS. Shared assessment of the situation on the battlefield and at the negotiating table. Talked about specific defensive support, a new package of enhanced sanctions, macro-financial and humanitarian aid.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 30, 2022
A conversa entre os dois chefes de Estado surge depois de o presidente dos Estados Unidos ter afirmado que Putin "não pode continuar no poder", e depois de negociadores russos e ucranianos se terem reunido numa nova ronda de negociações, onde se alega terem sido feito avanços positivos.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para as tropas ucranianas e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Pagamento de gás russo em rublos "não vai prejudicar clientes europeus"