Cerca de duas mil pessoas já terão sido resgatadas de Mariupol, esta sexta-feita, com a ajuda da Cruz Vermelha.
Segundo avança o Guardian, alguns carros de civis e ambulâncias juntaram-se a 42 autocarros que estão a ser escoltados pela organização.
O porta-voz da Cruz Vermelha anunciou esta manhã que estavam reunidas as condições para a organização iniciar uma missão de resgate na cidade, que é uma das mais afetadas pela invasão das tropas russas na Ucrânia.
Segundo o Guardian, estes moradores de Mariupol deverão ser levados para Zaporizhzhia.
Looks like this morning's now or never evacuation from Mariupol is finally working: City council Telegram channel says 2K people are on their way from the besieged city to Ukraine-held Zaporizhia in buses and private cars. Up to 150K more still trapped with dwindling resources pic.twitter.com/eyNWVFk4cK
— Bethan McKernan (@mck_beth) April 1, 2022
A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.
A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: Retirada de civis de Mariupol suspensa por falta de condições seguras