Cenário em Borodyanka pior que em Bucha, avisa procuradora-geral
Iryna Venediktova disse que Borodyanka poderá ser a cidade mais destruída pela invasão russa.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
As imagens do massacre, dos corpos e das valas em Bucha chocaram o mundo e aumentaram as condenações internacionais contra o Kremlin e Vladimir Putin, mas a Ucrânia avisa que o cenário na cidade dos arredores de Kyiv poderá não ser o pior desta guerra.
À televisão nacional, citada pelo The Guardian, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, disse que a vila de Borodyanka será vista no final desta guerra como a mais destruída pelos russos.
Segundo Venediktova, "fala-se da região de Kyiv porque ontem [domingo] tivemos acesso a estes territórios", nomeadamente Irpin, Bucha e Vorzel. Mas "de facto, a pior situação de vítimas civis é em Borodyanka".
"Acho que vamos falar sobre Borodyanka de forma separada", lamentou a procuradora-geral.
A vila de Borodyanka, com pouco mais de 12 mil pessoas antes da guerra, fica relativamente próxima de Kyiv, a cerca de 23 quilómetros a oeste de Bucha.
À semelhança de Bucha, Borodyanka foi tomada pelos russos durante a tentativa de cerco à capital ucraniana. Da vila surgiram notícias de um ataque a um hospital psiquiátrico, com centenas de pessoas no interior. Os bombardeamentos nesta região tornaram difícil a retirada de civis e não se sabe quantos ficaram dentro da vila até à retirada dos russos.
A guerra na Ucrânia fez mais de 4,2 milhões de refugiados, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). A ONU também afirma que morreram pelo menos cerca de 3.500 civis, mas os números poderão ser muito maiores, devido às dificuldades das autoridades em contabilizar os mortos em cidades bombardeadas ou cercadas pelas tropas russas.
Leia Também: "Massacre". Zelensky visitou Bucha e não conteve a emoção
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com