Depois de ter mantido as fronteiras internacionais fechadas durante dois anos, a Nova Zelândia começou agora a reabrir ao mundo. Esta quarta-feira, os primeiros visitantes estrangeiros aterraram nas principais cidades do país, incluindo Auckland, Wellington e Christchurch.
Para já só cidadãos australianos e residentes permanentes é que podem entrar sem serem submetidos a quarentena, desde que estejam vacinados e testem negativo antes de partir do país de origem. A fronteira vai abrir a países que não requeiram visto para entrar como o Reino Unido e Estados Unidos a 2 de maio.
Todos os voos da Qantas da Austrália para a Nova Zelândia estão esgotados para os primeiros dias após a reabertura. Mas segundo conta a Sky News, nem o atraso de uma hora nas partidas tirou o sorriso a quem se dirigia para o país para rever familiares ou amigos.
Esta decisão de isolamento geral desde o início da pandemia resultou na sua grande maioria, com a Nova Zelândia a ter registado pouco mais de 500 mortes. Mas nem o país conseguiu resistir à vaga de Ómicron com um registo de 9-10 mil novos casos de Covid-19 diariamente.
Veja na galeria acima o momento dos reencontros no aeroporto de Wellington, onde nem a primeira-ministra, Jacinda Ardern, faltou para dar as boas-vindas aos recém-chegados.
Leia Também: Nova Zelândia anuncia reforço da ajuda a Kyiv