Pouco mais de um mês depois de afastar o uso de máscaras, a cidade norte-americana de Filadélfia volta esta segunda-feira a exigir o uso de máscaras em todos os espaços públicos fechados para combater a pandemia da Covid-19, tornando-se no primeiro território dos Estados Unidos a fazê-lo.
A cidade, capital do estado do Pensilvânia, tomou a decisão na semana passada, dado o crescimento de novos casos de Covid-19 e o maior número de internamentos.
Apesar de o uso de máscara ser obrigatório em espaços públicos fechados, como centros comerciais, a utilização em estabelecimentos privados depende dos proprietários, que podem optar por exigir um comprovativo de vacinação.
A cidade levantou a medida de restrição no início de março, passando para o nível 1 do controlo da pandemia, que levanta praticamente todas as medidas, exceto o uso de máscaras em visitas a hospitais e em transportes públicos. Agora, volta ao nível 2, que expande a medida.
Através do Twitter, o autarca de Filadélfia, Jim Kenney, afirmou que a cidade "mantém-se aberta". "Podemos continuar com as nossas vidas e visitar as pessoas e os locais que amamos, enquanto usamos máscara em espaços públicos fechados", disse.
Our city remains open; we can still go about our daily lives and visit the people and places we love while masking in indoor public spaces.
— Jim #VaxUpPhilly Kenney (@PhillyMayor) April 11, 2022
Segundo o New York Times (NYT), a resposta à medida tem sido mista: se as autoridades de saúde vincam a importância de proteger a população, muitos não encaram com bons olhos o regresso das máscaras, depois de um mês sem terem de se lembrar delas antes de sair de casa.
Apesar da taxa de vacinação rondar os 68%, apenas 29% dos residentes no estado da Pensilvânia tomou a dose de reforço. A subvariante BA.2 da variante Ómicron continua a proliferar-se pelos Estados Unidos, apesar da mortalidade descer em todo o país a um ritmo regular.
Em entrevista ao NYT, uma investigadora em saúde pública vincou que será difícil pedir à população para voltar a usar máscaras, pois "da perspetiva da saúde pública, estamos numa dança constante aqui nos Estados Unidos sobre quando legislar algo".
A imposição do uso de máscaras é aplicada automaticamente, já que a cidade ultrapassou o limiar de novos casos de 100 por dia, sendo que nos últimos dez dias o número de novos casos aumentou em mais de 50%, segundo so dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, citado pelo NYT.
Foram registados mais de 80 milhões de casos de Covid-19 nos EUA desde o início da pandemia: é, de longe, o país mais atingido pelo novo coronavírus em todo o mundo. Foram também registados quase um milhão de mortes por Covid-19 no país.
Leia Também: Covid-19. Chega, IL e BE pedem fim de utilização de máscaras na escola