Timor. José Ramos-Horta vota confiante na vitória e apostado no diálogo
O candidato presidencial José Ramos-Horta foi hoje o primeiro a votar na sua mesa de voto, na zona de Metiaut em Díli, expressando confiança na vitória na segunda volta das eleições e comprometendo-se com o diálogo alargado se vencer.
© Reuters
Mundo Eleições
"Estou confiante, mas sereno para receber qualquer resultado que seja, com tranquilidade de espírito", afirmou depois de votar.
"Seja qual for o resultado, mesmo que não seja a meu favor, vergo-me perante a decisão soberana dos eleitores. Se ganhar sei que é uma grande responsabilidade honrar o respeito e a confiança do povo", considerou.
Ramos-Horta classificou o momento como uma "nova madrugada" para Timor-Leste, reafirmando à Lusa que tentará, se vencer, "reintroduzir neste país um debate mais são, mais cívico sobre as grandes questões nacionais".
Isso passa, explicou, por "intensificar todo o esforço para tranquilizar as comunidade, consolidar a paz, restaurar a ordem democrática, para Timor ser realmente um modelo de democracia e de Estado de direito".
Comprometeu-se com "muito diálogo com todas as forças politicas, incluindo os que não tem assento no parlamento, com a sociedade civil e a comunidade internacional", e mostrou-se confiante que conseguirá aproximar o que são atualmente posições extremadas no palco político nacional.
"Creio que sim, passado a eleição, o resultado, obviamente todos vão ter que pensar no que é necessário e positivo para o país. Qualquer ator político, qualquer partido político tem que pensar o que é que podem contribuir positivamente para este povo e para o pais", disse.
"Creio que vão todos repensar, pensar positivamente, e acredito passado todo essas paixões, essas posições extremadas, a situação vai acalmar", disse.
O maior número de eleitores de sempre vota terça-feira na segunda volta das presidenciais timorenses, para escolher entre o atual Presidente, Francisco Guterres Lú-Olo, e o ex-chefe de Estado José Ramos-Horta.
José Ramos-Horta, que venceu a primeira volta com 46,51% dos votos, parte como favorito na votação para determinar quem lidera o país até 2027, à frente de Francisco Guterres Lú-Olo, que obteve a 19 de março 22,14% dos votos.
As urnas abriram às 07:00 de terça-feira, hora local (23:00 de sexta-feira, hora de Lisboa) e fecham às 15:00, hora local (07:00, hora de Lisboa).
Leia Também: Timor: Eleitores votam terça-feira na segunda volta das presidenciais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com