EUA investiga explosões na Moldova. "Não temos a certeza do que se trata"

O secretário da defesa dos Estados Unidos considerou ainda que a Alemanha, que anunciou hoje o envio de tanques para as tropas ucranianas, era um grande aliado da Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Teresa Banha
26/04/2022 18:03 ‧ 26/04/2022 por Teresa Banha

Mundo

Ucrânia/Rússia

O secretário da Defesa dos Estados Unidos disse, esta terça-feira, que o país estava a investigar a causa das pelo menos três explosões que ocorreram durante esta madrugada na região separatista moldava da Transnístria, .

"Não temos a certeza do que se trata", afirmou Lloyd Austin, em conferência de imprensa após a reunião na base aérea de Ramstein, na Alemanha, onde hoje se reuniram representantes de mais de 40 países com o objetivo de coordenar o apoio militar “contínuo” à Ucrânia. 

Durante a sua intervenção, o responsável disse ainda que os aliados da Ucrânia iam enviar um sinal "forte" de apoio e, sem especificar medidas, que a ajuda militar ao país iria ser "redobrado".

Lloyd Austin considerou ainda que a Alemanha, que hoje anunciou o envio de tanques de combate para as tropas ucranianas, era um grande aliado da Ucrânia. Recorde-se que a Alemanha tem sido o país que mais relutância tem vindo a ter neste conflito, no que diz respeito ao envio de armas para as tropas ucranianas.

Ainda quando questionado acerca das declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, que disse que uma eventual III Guerra Mundial poderia estar 'em cima da mesa', e que a ameaça do uso de armas nucleares era "séria" e "real",  Lloyd Austin disse que os responsáveis farão "tudo o que estiver ao seu alcance" para que isso não aconteça. "Há sempre a possibilidade de inúmeras coisas acontecerem, mas é muito perigoso especular acerca de armas nucleares", referiu, acrescentando que as declarações de Sergei Lavrov sobre o uso destas armas eram "inúteis e perigosas".

Leia Também: AR aprovará voto que pede "investigação independente" de crimes de guerra

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas