As forças russas progridem à frente da linha de Izioum, que já se encontra sob controlo dos soldados de Moscovo, em direção a Lyman e encontram-se nas proximidades de Severodonestk, uma das cidades mais importantes da região.
Estes pontos, no leste da Ucrânia, encontram-se perto das localidades de Velyka Komychouvakha e Zavody, em Kharkiv.
Segundo o relatório diário do Ministério da Defesa de Kyiv, os militares russos encontram-se também em Zaritchne e de Novotochkivske, na região de Donetsk.
No leste, na zona de Lyman, de acordo com o Ministério da Defesa de Kyiv, o exército da Rússia capturou a localidade de Zaritchne "e efetuou tentativas para a tomada de posições perto de Iampil".
Perto de Severodonetsk, uma das grandes cidades da região com 100 mil habitantes (antes da última invasão da Rússia), as forças de Moscovo controlam a localidade de Novotochkivske.
De acordo com a mesma fonte. os militares da Rússia preparam uma ofensiva em direção a Nyjnie e contra Orikhove.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
A guerra causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.
Leia Também: Presidente do PE defende "embargo total" ao petróleo, gás e carvão russo