Na Suécia, uma jovem ucraniana assistiu a uma mulher russa, de 70 anos, a rasgar a bandeira da Ucrânia, perto da embaixada russa, em Estocolmo.
A idosa insultou a ucraniana, Helga Kaida, que divulgou o incidente na sua página do Facebook, onde partilhou não só fotos da mulher a pontapear o símbolo ucraniano como um vídeo da mesma a ofende-la constantemente.
Helga Kaida denunciou o comportamento da senhora às autoridades e pediu ajuda para legendar o discurso da mulher russa em sueco, visto que falava em russo. "Fiquei tão traumatizada que não me ocorreu que deveria responder em sueco", confessou.
Nas redes sociais, é possível ler-se numa publicação de Helga: "O meu dia começou com um encontro com esta senhora russa que estava a destruir símbolos ucranianos e a pisar uma bandeira ucraniana", admitiu, acrescentando: "Ela aproximou-se de mim e começou a atacar-me verbalmente".
Ao questionar a mulher da razão pela qual estaria a ter aquela atitude, a jovem obteve a resposta: "Porque és nazi, prostituta, feia, as tuas roupas são baratas e vais morrer em breve".
Publicamente, a ucraniana não só questionou quando é que as tropas russas, que ocuparam a Ucrânia e estão a bombardear prédios e a matar civis, incluindo crianças, irão parar, assim como é que pessoas como esta senhora podem viver na Europa com esses valores que defendem.
Leia Também: Ucrânia. Rússia fala de explosões em depósito de armas junto à fronteira