O secretário-geral da ONU recorreu ao Twitter, na tarde desta quarta-feira, para anunciar que tinha chegado à Ucrânia. Na rede social, o responsável disse que pretende continuar o trabalho para "expandir o apoio humanitário e garantir a evacuação de civis das zonas de conflito".
Afirmou ainda que "quanto mais cedo esta guerra terminar, melhor – pelo bem da Ucrânia, da Rússia e do mundo".
Recorde-se que no dia de ontem António Guterres, visitou Moscovo, onde se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.
Na terça-feira, teve assim a oportunidade de informar Vladimir Putin sobre o que tinha discutido com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo umas horas antes. Nessas discussões, Sergei Lavrov e Guterres falaram sobre a necessidade de cessar-fogo na Ucrânia, assim como de olhar para a situação humanitária em Mariupol e, juntamente com as forças russas e ucranianas, e com um Comité da Cruz Vermelha, conseguirem alcançar um acordo para que os corredores humanitários funcionassem.
Já durante a conversa com Putin, o líder russo admitiu que a situação na cidade portuária de Mariupol, sitiada há mais de um mês pelas tropas russas, é “trágica”, mas espera um “resultado positivo” nas negociações com a delegação ucraniana.
I have arrived in Ukraine after visiting Moscow.
— António Guterres (@antonioguterres) April 27, 2022
We will continue our work to expand humanitarian support & secure the evacuation of civilians from conflict zones.
The sooner this war ends, the better – for the sake of Ukraine, Russia, and the world.
Leia Também: Putin diz a Guterres crer em "resultado positivo" das conversas com Kyiv