Zelensky assinala fim da II Guerra mostrando "escuridão" da atual Ucrânia

Vídeo é partilhado no dia em que se assinala o Dia da Vitória na Europa.

Notícia

© Reprodução Instagram

Notícias ao Minuto
08/05/2022 09:35 ‧ 08/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia

Assinala-se hoje o Dia da Memória e Reconciliação, data em que se lembra aqueles que perderam as suas vidas durante a II Guerra Mundial. É também hoje que o Ocidente comemora a vitória contra o nazismo na II Guerra Mundial, ao contrário da Rússia, que festeja só manhã.

O presidente da Ucrânia escreve, por isso, hoje, um longo texto onde lembra o dia em que "o mundo civilizado" honra aqueles que "defenderam o planeta do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial" mas assemelha a situação àquilo que se vive hoje na Ucrânia.

"Sabíamos o preço que os nossos antepassados pagaram por esta sabedoria. Sabíamos como é importante preservá-la e transmiti-la às próximas gerações. Mas não tínhamos ideia de que a nossa geração iria testemunhar a profanação das palavras, que, como se veio a verificar, não são a verdade para todos", escreve numa publicação na sua página de Instagram.

"Décadas após o fim da II Guerra Mundial, a escuridão chegou à Ucrânia", refere Volodymyr Zelensky referindo que a 24 de fevereiro, data do início da invasão russa, a "palavra 'nunca' foi apagada" e voltaram a ouvir-se bombas.

O discurso de Zelensky é ilustrado com um vídeo a preto e branco, que simboliza que "a Primavera também pode ser a branco e preto", referindo-se ao facto de o país ter perdido as suas cores, nos 74 dias de guerra.

"Hoje, no Dia da Memória e Reconciliação, prestamos homenagem a todos aqueles que defenderam a sua pátria e o mundo do nazismo. Registamos a façanha do povo ucraniano e a sua contribuição para a vitória da coligação anti-Hitler", remata o líder ucraniano.

O fim da II Guerra Mundial é celebrado em dois dias. Os Aliados acordaram que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, contudo o Ocidente lançou a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. Apesar disso, a União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.

Leia Também: "O Kremlin vai falar de desnazificar ainda mais a Ucrânia"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas