Uma influencer russa e o marido foram banidos de Bali, na Indonésia, depois de a criadora de conteúdos ter publicado uma foto em que pousava nua debaixo de uma árvore sagrada.
Alina Fazleeva, que tem milhares de seguidores no Instagram, pousou nua sob uma árvore sagrada com cerca de 700 mil anos, num templo no distrito de Tabanan, detalha a AFP. A fotografia, tirada pelo marido, Andrey Fazleev, viralizou na rede social, mas incomodou a comunidade local, que denunciou o caso às autoridades.
“Ambos provaram ter levado a cabo atividades que colocam em causa a ordem e não respeitam os costumes locais”, justificou Jamaruli Manihuruk, chefe dos serviços de imigração, acrescentando que o casal seria “deportado” e banido da Indonésia por, pelo menos, seis meses.
Bali tem regras rígidas quanto a fotografias encaradas como “ofensivas”, protegidas pela Lei de Informações e Transações Eletrónicas, que estabelece até seis anos de prisão e multas de 64 mil euros.
Alina Fazleeva will be deported from Indonesia for this nude photo on a 700-year-old banyan tree at a temple in Tabanan district of Bali. pic.twitter.com/A5pHRXtscI
— Colorful Stories (@ColorfulFiction) May 7, 2022
A fotografia foi rapidamente apagada, mas a dupla viu-se obrigada a participar numa cerimónia no local, como pedido de desculpa.
Fazleeva recorreu também ao Instagram para pedir desculpa, alegando estar “muito arrependida” pelas suas ações, adianta o New York Post.
“Estou tão envergonhada, não tinha qualquer intenção de vos ofender, não conhecia este lugar. Estive a rezar debaixo de uma árvore e fui direta a uma esquadra da polícia para explicar este incidente e pedir desculpa”, lamentou, numa fotografia onde o casal era retratado a rezar.
Numa segunda foto, a influencer mostrava-se de olhos fechados, com as mãos em sinal da cruz, apelando para que os seus amigos e turistas de Bali não cometessem o mesmo erro, uma vez que “existem muitos locais sagrados […] e nem todos têm sinais com informação”.
“É muito importante tratarmos estes locais e tradições com respeito, [por isso devem] procurar saber se é possível tirar fotos e gravar vídeos [nesses locais]. Adoro Bali com todo o meu coração e, mais uma vez, peço desculpa a todos os residentes de Bali, e peço perdão”, complementou.
A criadora de conteúdos revelou no domingo estar de volta a Moscovo, assegurando os seguidores de que iria explicar o que aconteceu.
“Estamos agradecidos por todas as palavras de apoio que recebemos da população de Bali, e pela ilha por tudo o que nos deu”, rematou, tendo, entretanto, tornado o seu perfil privado.
Leia Também: Indonésia aprova lei contra violência sexual após aumento de ataques