Guterres "preocupado" com risco de fome mundial devido à guerra

O secretário-geral da NATO alertou para o alastrar do problema em várias partes do mundo, devido à escassez de alimentos na sequência da invasão à Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/05/2022 17:48 ‧ 11/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou esta quarta-feira, estar "profundamente preocupado" com os riscos de fome mundial que advém da guerra na Ucrânia.

Guterres alertou para o alastrar do problema em várias partes do mundo devido à escassez de alimentos na sequência da invasão.

A agravar a situação, o secretário-geral da ONU já tinha referido esta quarta-feira que não há perspectivas de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia "num futuro próximo".

Em conversa com o chanceler da Áustria, Karl Nehammer, e ministro dos negócios estrangeiros, Alexander Schallenberg, em Viena, Guterres avançou ainda que estava a decorrer a retirada de mais civis de zonas de conflito na Ucrânia e que é nisso que atualmente as Nações Unidas se concentram. 

"Estamos a concentrar-nos em melhorar as condições" de retirada dos civis e cooperar com a Cruz Vermelha no estabelecimento de corredores humanitários. 

Guterres viajou da Moldova para visita à Áustria e mantém a sua luta para que se consiga a paz entre os dois países. 

Recorde-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: Ucrânia. Guterres afasta perspetivas de cessar-fogo "num futuro próximo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas