Uma expedição subaquática, no fundo das águas a norte das ilhas do Hawai, permitiram descobrir aquilo que parece ser um caminho feito de calçada amarela.
A descoberta foi feita no fundo do Pacífico pelo navio de exploração Nautilus, que está atualmente a vigiar a a zona do Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PMNM).
O PMNM é é a maior área marinha protegida do mundo, maior que todos os parques naturais dos EUA juntos, escreve o El Mundo. Só 3% deste espaço, no fundo do mar, contudo, foi explorado até hoje.
Os investigadores do Ocean Exploration Trust está a proceder à exploração do espaço, que se encontra a 3 mil metros de profundidade, numa saga que pode ser acompanhada no YouTube, onde são partilhados diariamente vídeos da aventura.
Este grupo foi recentemente surpreendido pela descoberta do que parece tratar-se de uma rua em tijolos. "É o caminho para a Atlântida", afirma um dos investigadores, referindo-se à mítica cidade perdida que Platão mencionava nas suas obras.
Segundo explicam os investigadores, o fenómeno pode ser o resultado de um antigo leito de um lago seco coberto de rocha vulcânica. As sucessivas mudanças de temperatura, ao longo dos anos, teriam feito estas fissuras que fazem com que a zona se pareça com uma "estrada de calçada amarela".
Já nas suas partilhas nas redes sociais, os especialistas comparam a descoberta à famosa estrada percorrida por Dorothy no filme 'Feiticeiro do Oz'.
Leia Também: Reino Unido e Indonésia estreitam relações comerciais e de segurança