Reino Unido. Ucranianos vivem na rua após desentendimento com anfitriões

Anfitriões de programa de acolhimento de refugiados só terão percebido as implicações da sua ação depois de terem acolhido as pessoas em sua casa.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto
17/05/2022 18:08 ‧ 17/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Um número cada vez maior de refugiados ucranianos está a ver-se obrigado a viver na rua, como sem-abrigo, após uma rutura de relações com os proprietários dos seus lares de acolhimento no Reino Unido, avança o The Guardian.

Segundo está a ser reportado, há receio de que o sistema de acolhimento de refugiados no país - o Homes for Ukraine - possa sofrer um fim, depois de se saber que alguns dos anfitriões estão a expulsar os refugiados da sua casa com apenas um dia de aviso de antecedência, deixando-os sem alternativa se não a de dormirem na rua, caso não tenham dinheiro para pagar um novo alojamento.

As autoridades acreditam que na origem do problema está o facto de os anfitriões - apesar de bem intencionados - não terem tido tempo para perceber a enormidade do compromisso em que se estavam a envolver. Além disso, registam-se ainda alguns conflitos no que diz respeito a custos, choques de personalidade e culturais, mal-entendidos e problemas de comunicação.

"A nossa comunidade está a ver estes casos com frequência e a nossa percepção é que estão a aumentar", lamenta Iryna Terlecky, membro da direção da Associação de Ucranianos na Grã-Bretanha.

Leia Também: Putin diz que UE comete "suicídio económico" ao vetar energia russa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas