Uma girafa bebé, que nasceu em fevereiro no San Diego Zoo Safari Park, na Califórnia, tem várias doenças que a impediam de conseguir andar. Agora, com a ajuda de uma prótese, Msituni ganhou uma nova vida.
Quando nasceu, os veterinários do jardim zoológico perceberam que o animal sofria de uma série de doenças, incluindo articulações hipertensas. A Hanger Clinic, um grupo especializado na construção de próteses para humanos, realizou dois procedimentos para fabricar um molde das patas de Msituni e criar uma cinta de aço inoxidável personalizada.
Foram necessários 10 dias para que Msituni se habituasse à prótese e conseguisse andar sem ajuda. De acordo com o jornal The Seattle Times, os jardins zoológicos recorrem cada vez a profissionais médicos que tratam pessoas para encontrar soluções para animais doentes.
A colaboração tem sido especialmente útil no campo de próteses. No início deste ano, a ZooTampa, na Flórida, juntou-se a especialistas para substituir com sucesso o bico de um grande pássaro com cancro por uma prótese impressa em 3D.
Leia Também: Reino Unido. Utentes com sequelas da Covid-19 consideram comprar oxigénio