A varíola dos macacos é provocada por um vírus 'Orthopoxvirus', da família 'Poxviridae', e teve a sua origem na Nigéria.
Hoje foram confirmados mais 14 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal, elevando para 37 o total de casos confirmados, informa hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.
A OMS define a varíola dos macacos como uma doença transmitida às pessoas por uma variedade de animais selvagens, incluindo roedores e primatas, mas tem disseminação secundária limitada através da transmissão de pessoa para pessoa.
Mas que animais podem transmitir a doença?
- Macacos;
- Ratos gigantes da Gâmbia;
- Esquilos;
- Arganaz anão africano (roedor);
- Nos Estados Unidos, acredita-se que o vírus tenha sido transmitido de animais africanos para várias espécies não africanas suscetíveis como cães da pradaria (mamífero roedor).
Como se transmite?
Nos casos iniciais, a infecção ocorre através do contato direto com sangue, fluidos corporais ou rupturas na pele ou membranas mucosas de animais infectados.
A transmissão secundária ou de pessoa para pessoa pode ocorrer por contato próximo com secreções respiratórias infectadas ou lesões de pele de uma pessoa infectada, ou com objetos recentemente contaminados com fluidos do paciente ou materiais da lesão.
A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias, geralmente após contato prolongado face a face com o paciente, expondo familiares de casos ativos a maior risco de infecção.
Leia Também: Monkeypox. Reino Unido com quarentena de 21 dias para contactos de risco