O furacão Agatha atingiu esta madrugada a costa sul do México, trazendo chuvas intensas e ventos fortes e deixando um rasto de lama, destroços e árvores caídas para as autoridades limparem.
Segundo a agência Reuters, a intensificação das condições meteorológicas começou a sentir-se ao final da tarde, com ventos a atingirem os 169 km/h em Puerto Angel, uma localidade na região de Oaxaca, localizada na costa sul do país banhada pelo Oceano Pacífico.
Segundo os meios de comunicação mexicanos, não há registo de mortos devido ao impacto do furacão. O jornal mexicano El Financiero, citando a Comissão Federal de Eletricidade, acrescenta que quase 47 mil pessoas na região ficaram sem eletricidade. Algumas escolas na região foram forçadas a encerrar durante os próximos dias.
Ao longo da noite, o furacão de categoria 2 perdeu intensidade e passou à categoria de tempestade tropical. Ainda assim, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos Unidos prevê no seu site que a chuva forte continue esta terça-feira, e que a tempestade crie condições para "cheias que ameaçam a vida e deslizamentos de terras".
#Entérate ️Reportan intensas precipitaciones y fuerte viento en Puerto Ángel, #Oaxaca, ante el acercamiento del huracán #Agatha pic.twitter.com/OJPZTkINY9
— Televisión Tabasqueña (@TVTenlinea) May 30, 2022
Imagens gravadas por vários utilizadores nas redes sociais demonstram a intensidade do vento na região de Oaxaca, onde a lama e alguns deslizamentos de terras obrigaram ao corte de estradas.
Video https://t.co/y3weu4odWv
— World News Araştıran İnsan (@RH_News_World) May 30, 2022
Hurricane Agatha hits Oaxaca, Mexico May 30, 2022! - huracán Agatha 2022#HURRICANEAGATHA #CICLONAGATHA #HURACANAGATHA#ÚltimaHora #huracán #Agatha #Oaxaca #Mazunte #Zipolite #HURRCİANE pic.twitter.com/0L9FcyyRXn
A Comissão Federal de Eletricidade também referiu que apenas iniciará as reparações quando as condições meteorológicas melhorarem. Até lá, as populações afetadas terão de contactar as autoridades via rádio.
Leia Também: Pelo menos cinco pessoas morreram no Canadá devido a forte tempestade