O chanceler alemão Olaf Scholz anunciou, esta quarta-feira, o envio de mais armas para a Ucrânia se defender dos ataques russos. Entre essas armas está o sistema de defesa aérea Iris-T é o mais moderno que a Alemanha possui e promete proteger "grandes cidades de ataques aéreos".
Este sistema, explica o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, "consiste em unidades de radar e lançamento de mísseis capazes de combater aeronaves, helicópteros, drones e mísseis, mas não mísseis balísticos".
Estes sistemas modernos eram dos mais pedidos pela Ucrânia juntamente com artilharia de longo alcance e lança-mísseis.
Na rede social Twitter, Scholz diz que têm "enviado armas para a Ucrânia desde o início da guerra, incluindo armas pesadas", tais como Gepard e Panzerhaubitze 2000.
"Entregamos o que é útil, incluindo o sistema IRIS-T de última geração, que protege as grandes cidades contra ataques aéreos", acrescenta ainda.
Wir senden der Ukraine seit Kriegsbeginn Waffen, auch schwere Waffen. Nichts anderes sind Gepard und Panzerhaubitze 2000. Wir stimmen uns eng mit unseren Partnern ab und liefern, was nützt - so nun auch das hochmoderne IRIS-T-System, das Großstädte vor Luftangriffen schützt.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) June 1, 2022
O chanceler alemão concluiu ainda que o objetivo é que "Putin não ganhe a guerra e a Ucrânia se consiga defender".
Leia Também: Alemanha acorda parceria com Grécia para fornecer armas a Kyiv