Um homem conduziu esta quarta-feira um carro contra uma multidão em Berlim, na Alemanha, matando pelo menos uma pessoa e ferindo várias outras.
O atropelamento aconteceu junto ao centro comercial de Kurfürstendamm, no bairro de Charlottenburg, zona oeste da capital, perto do jardim zoológico, por volta das 10h30.
As autoridades já detiveram o condutor suspeito, mas são desconhecidos os motivos para o atropelamento - se foi acidental ou se o homem conduziu deliberadamente contra a multidão de várias dezenas de pessoas. Segundo um tweet da polícia berlinense, o homem é um cidadão de 29 anos, com dupla nacionalidade alemã e arménia.
Na mesma página, a polícia disponibilizou um número para os familiares dos feridos e avisou que não transmitiria mais informações antes de notificar e encontrar todos os familiares.
Der Fahrer soll in der #Tauentzienstraße zunächst in eine Personengruppe & dann in ein Schaufenster gefahren sein. Er wurde von Passanten festgehalten & an die Einsatzkräfte übergeben.
— Polizei Berlin Einsatz (@PolizeiBerlin_E) June 8, 2022
Es handelt es sich um einen 29j. in Berlin lebenden Deutsch-Armenier. #b0806 #Charlottenburg
Já o Deutsche Welle, citando os serviços de emergência, noticia que há oito feridos - cinco dos quais em estado crítico. No Twitter, uma fotografia publicada pelo jornalista Guy Elster mostra o carro dentro de uma loja.
#BREAKING A vehicle hit a crowd of people in Berlin, injuring at least 10 people pic.twitter.com/BcUBcJ69Kn
— Guy Elster (@guyelster) June 8, 2022
Segundo contaram testemunhas ao Berliner Morgenpost, o carro seguiu em alta velocidade contra a multidão, e uma testemunha estimou que a velocidade rondaria os 150 km/h - um dado que não foi confirmado pelas autoridades oficiais.
As testemunhas terão imobilizado o suspeito quando este saiu do carro, já dentro da loja, até que um agente a circular pelo local o deteve. As autoridades pediram às testemunhas para enviarem informações sobre o suspeito, e pediu que não se divulgassem imagens do atropelamento.
No local estiveram também cerca de 130 elementos das forças de emergência, com vários feridos e macas no chão.
O incidente ocorreu perto do local onde Anis Amri, um extremista radical islâmico, roubou um camião e atropelou uma multidão num mercado de natal, em dezembro de 2016. Na altura, o ataque matou onze pessoas.
[Notícia atualizada às 14h12]
Leia Também: Dois mortos e 19 feridos após carros avançarem por multidão no Nebrasca