Mau tempo na Guatemala causa pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram e sete ficaram feridas em deslizamentos de terra causados por fortes chuvas desde o início de maio na Guatemala, e 500.000 pessoas foram afetadas pelas tempestades.

Notícia

© iStock

Lusa
14/06/2022 06:21 ‧ 14/06/2022 por Lusa

Mundo

Guatemala

Entre as 15 pessoas que morreram estavam uma mulher e os seus seis filhos, assim como três irmãos menores em duas aldeias indígenas, disseram esta segunda-feira os responsáveis da proteção civil da Guatemala.

As chuvas e ventos fortes provocaram deslizamentos de terra, inundações, o colapso de infraestruturas e destruição em grande parte do país centro-americano.

Quase um milhar de casas foram danificadas, assim como oito escolas, mais de 80 estradas e sete pontes, três das quais foram completamente destruídas.

As áreas mais afetadas são as que têm uma população predominantemente indígena, que são as mais vulneráveis a catástrofes naturais. Cerca de 60% dos 17 milhões de habitantes da Guatemala vivem na pobreza.

Em 2021, as chuvas causaram a morte a 35 pessoas e três desaparecidos, 17 feridos e cerca de 1,5 milhões de pessoas afetadas.

A estação chuvosa, que decorre de maio a novembro, resulta na morte de centenas de pessoas todos os anos na América Central, uma das regiões mais vulneráveis às alterações climáticas.

Leia Também: Mulher guatemalteca libertada após sete anos em prisão mexicana

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas