Um homem russo foi, na segunda-feira, detido no aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, por suspeita de “espiar para o regime” do presidente russo, Vladimir Putin, avança o jornal The Sun.
Na casa dos 40 anos, o homem foi detido sob a Lei de Segredos Oficiais (OSA) do país, quando tentava sair do território.
O suspeito terá sido levado para a esquadra de Hammersmith, em Londres, onde permanece, segundo declarações da Polícia Metropolitana.
“Podemos confirmar que oficiais do Comando de Contraterrorismo da Polícia Metropolitana detiveram um homem na casa dos 40 anos no aeroporto de Gatwick na segunda-feira, dia 13 de junho, por suspeita de ofensas contra a secção um da Lei de Segredos Oficiais de 1911”, informou um porta-voz da Scotland Yard, complementando que as investigações prosseguem.
De notar que a primeira secção do artigo refere-se a informações em notas, planos ou esboços que podem ser úteis a um inimigo.
De acordo com a lei, uma pessoa pode ser culpada de uma ofensa se divulgar de forma prejudicial "qualquer informação ou documento" relacionado com a segurança ou inteligência do país.
Leia Também: Separatistas russos acusam Ucrânia de interferir na retirada de Azot