ONU pede 104 milhões de euros para ajudar vítimas do sismo no Afeganistão

O Gabinete de Ajuda Humanitária da ONU apelou hoje para comunidade internacional para ajudar com 104 milhões de euros as pessoas afetadas pelo sismo que abalou o Afeganistão na semana passada, provocando milhares de mortos e feridos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/06/2022 00:02 ‧ 29/06/2022 por Lusa

Mundo

Afeganistão

O abalo, de magnitude 5,9 na escala de Richter, causou mas de mil mortos e 1.600 feridos, particularmente no distrito de Bermal, na província oriental de Paktika, onde 70% das habitações ficaram destruídas ou danificadas.

Um porta-voz daquele gabinete da ONU, Jens Laerke, frisou que a ajuda será destinada a 362 mil vítimas nos próximos três meses.

O pedido faz parte do Plano de Resposta Humanitária do Afeganistão, elaborado este ano, e que requer um total de 4,4 mil milhões de dólares, segundo Laerke.

O comando dos Talibã ordenou que esses recursos fossem colocados à disposição para ajudar as pessoas atingidas pelo terramoto, considerado a pior catástrofe registada no país em décadas.

Segundo a UNICEF, pelo menos 121 dos mais de mil mortos no terramoto eram crianças, assim como 67 dos mais de 1.600 feridos.

Leia Também: Melilla. ONU diz que Marrocos e Espanha fizeram "uso excessivo da força"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas