NATO. Putin "deve retirar forças e acabar com guerra imediatamente"

O secretário-geral da NATO revelou também que a Finlândia e a Suécia assinarão os protocolos de adesão na próxima terça-feira.

Notícia

© EUROPA PRESS/E. Parra. POOL via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
30/06/2022 12:58 ‧ 30/06/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Guerra na Ucrânia

O secretário-geral da aliança transatlântica NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta quinta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, “deve acabar com esta guerra imediatamente”. 

“Putin deve retirar as suas forças da Ucrânia e acabar com esta guerra imediatamente, interrompendo os ataques contra uma nação democrática e soberana”, declarou o responsável, em conferência de imprensa no final da cimeira da NATO, em Madrid.

Foi também acordado um “apoio a longo prazo para a Ucrânia” para evitar que o conflito se alastre além das fronteiras da Ucrânia. “Sabemos que isto pode ficar pior. Porque se isto se torna numa guerra em grande escola entre a Rússia e a NATO, então veremos sofrimento, danos, morte e destruição a uma escala que é muito, muito pior do que a que vemos hoje na Ucrânia”, frisou.

Stoltenberg revelou ainda que a Suécia e a Finlândia vão assinar os protocolos de adesão à aliança já na próxima terça-feira, dia 5 de julho, um processo que ainda necessitará da aprovação dos países-membros.

Assinala-se, esta quinta-feira, o 127.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a  4.731 civis e deixou 5.900 feridos.

Leia Também: Haverá "mais Rússia" nas fronteiras da NATO com adesões nórdicas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas