Reino Unido. Monkeypox 'endémico' se não forem tomadas "medidas urgentes"

O especialista britânico John McSorley apontou que "simplesmente não é aceitável ver a infeção pelo vírus Monkeypox tornar-se endémica na comunidade GBMSM (gays, bissexuais e homens que fazem sexo com outros homens)".

Notícia

© Cynthia S. Goldsmith, Russell Regnery/CDC/Handout via REUTERS

Notícias ao Minuto
12/07/2022 12:18 ‧ 12/07/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Monkeypox

A forma como tem sido combatida a propagação do vírus Monkeypox em território britânico tem sido amplamente criticada pela classe médica do país, que avisa que o surto pode durar meses e que o vírus pode vir a tornar-se "endémico se não forem tomadas medidas urgentes".

Numa declaração acedida pela Sky News, o grupo que engloba diretores de saúde pública e de especialistas em saúde sexual alerta para a falta de vacinas contra a varíola - que tem sido usada para proteger grupos de alto risco da infeção por este vírus.

Em declarações ao referido órgão de comunicação social britânico, o Dr. John McSorley, ex-presidente da Associação Britânica para a Saúde Sexual e VIH (BASHH), afirmou que o país está "perante um surto que vai durar pelo menos o resto do ano antes de ser revertido".

"São sempre imprevisíveis, mas o que gostaríamos de fazer era ter acesso a mais vacinas de uma forma mais rápida e poder distribuí-las mais eficazmente, mas tudo isso requer recursos", apontou o especialista. 

De destacar que a infeção pelo vírus Monkeypox, apesar de não se tratar de uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), pode assemelhar-se a uma. No atual surto global, a infeção está a propagar-se especialmente entre homens.

O médico John McSorley apontou, neste sentido, que "simplesmente não é aceitável ver a infeção pelo vírus Monkeypox tornar-se endémica na comunidade GBMSM (gays, bissexuais e homens que fazem sexo com outros homens)". "Podemos impedir isso, mas precisamos dos recursos necessários para o fazer", acrescentou ainda.

O especialista destaca ainda que raramente "existe vontade política e empatia pública para dar prioridade às DST e é uma injustiça - ouso dizer, discriminatória - ver isto desenrolar-se de forma tão passiva".

Foram já contabilizados 6.027 casos de infeção pelo vírus Monkeypox num total de 59 países, de acordo com os mais recentes números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram ainda reportadas três mortes associadas a esta doença em África, onde a doença é endémica. Não há ainda óbitos a registar noutras partes do mundo.

Leia Também: Teve contacto com um caso confirmado de Monkeypox? Eis o que deve fazer

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas