Um turista, conhecido apenas como Ivan, de 30 anos, sobreviveu 18 horas no mar da Grécia, tudo graças a uma pequena bola perdida por jovens na praia.
O turista viu-se em apuros no sábado, quando foi apanhado por uma corrente forte na Myti Beach, em Kassandra.
Amigos preocupados com o desaparecimento alertaram a guarda costeira – mas Ivan, da Macedónia do Norte, foi declarado perdido no mar.
Ivan deve a vida a uma bola de criança que flutuou na sua direção no meio do oceano, numa história que faz lembrar o filme 'Náufrago', com Tom Hanks.
Agarrou-se à bola para conseguir flutuar – até que os socorristas o viram, várias horas depois. Foi retirado da água e desde então já recuperou da provação.
A história foi amplamente coberta pelos meios de comunicação gregos e, por coincidência, uma mãe apareceu para preencher as lacunas sobre como Ivan sobreviveu. Reconheceu a bola quando a viu na televisão como sendo o brinquedo que os filhos perderam 10 dias antes de o turista ser resgatado.
Os irmãos Tryphon, 11, e Thanos, 6, estavam a brincar com a sua bola favorita na praia de Evgatis, na ilha grega de Lemnos, a 30 de junho, quando o mar a levou. De alguma forma as correntes marítimas levaram-na para quase 130 quilómetros de distância da ilha e para o caminho de Ivan.
Mas nem tudo acabou em bem. Um dos amigos do turista, Martin Jovanovski, também foi arrastado para o mar ao mesmo tempo e continua desaparecido desde quarta-feira.
Leia Também: Menina de 14 anos morreu em parque de diversões na Dinamarca