Os pais de Archie Battersbee, de 12 anos, que está em morte cerebral, perderam mais uma tentativa para evitar que as máquinas que mantêm o menino vivo fossem desligadas, depois de o Supremo Tribunal britânico rejeitar um último recurso dos progenitores.
Segundo a família, citada pela Sky News, as máquinas vão ser desligadas pelas 11h00 de amanhã, quarta-feira.
Sublinhe-se que o procedimento para desligar o suporte de vida estava agendado para esta terça-feira, dia 2 de agosto. Contudo, o recurso dos pais para o mais alto tribunal do país acabou por suspender o processo.
Aguardava-se assim a decisão do Supremo, que agora tira a esperança aos pais de Archie. Um painel composto por três juízes considerou que a decisão do Tribunal de Recurso foi "a decisão correta" e que os pais "esgotaram os direitos legais".
De acordo com a Sky News, os juízes do Supremo sublinham a "grande simpatia pela situação dos dedicados pais de Archie, que enfrentam uma circunstância que é o pesadelo de todos os pais - a perda de um filho muito amado", mas ressalvam que Archie "morreria" nas próximas semanas.
"Mesmo que o tratamento de manutenção da vida fosse mantido, Archie morreria no decorrer das próximas semanas por falência de órgãos e, em seguida, insuficiência cardíaca", sustentam.
Os pais já reagiram e mostraram-se devastados com a decisão.
"Não está certo, o Archie é meu filho. Não deve caber a outras pessoas decidir onde ele dará o seu último suspiro e se ele vive ou morre. Está errado", disse a mãe, Hollie Dance, depois de sublinhar que "não pode fazer nada", nem mesmo levar Archie para casa.
Archie Battersbee está em coma desde o dia 7 de abril, após a mãe o ter encontrado inconsciente com uma ligadura na cabeça, na sua casa em Southend, no Essex, possivelmente devido a um desafio viral nas redes sociais.
Peritos revelaram em tribunal, em junho, que Archie não demonstra atividade cerebral "digna de nota". Já a mãe alega que "é a primeira vez que alguém é declarado 'provavelmente morto' com base numa ressonância magnética".
[Notícia atualizada às 19h13]
Leia Também: Morte cerebral. Afinal, máquinas de Archie não foram desligadas hoje