Pais de Archie perdem recurso e máquinas vão ser desligadas amanhã

Criança está em coma há três meses. Supremo Tribunal britânico tinha aceitado mais um recurso dos pais para impedir que as máquinas fossem desligadas, mas decidiu manter a decisão já tomada.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/08/2022 18:45 ‧ 02/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Os pais de Archie Battersbee, de 12 anos, que está em morte cerebral, perderam mais uma tentativa para evitar que as máquinas que mantêm o menino vivo fossem desligadas, depois de o Supremo Tribunal britânico rejeitar um último recurso dos progenitores.

Segundo a família, citada pela Sky News, as máquinas vão ser desligadas pelas 11h00 de amanhã, quarta-feira.

Sublinhe-se que o procedimento para desligar o suporte de vida estava agendado para esta terça-feira, dia 2 de agosto. Contudo, o recurso dos pais para o mais alto tribunal do país acabou por suspender o processo.

Aguardava-se assim a decisão do Supremo, que agora tira a esperança aos pais de Archie. Um painel composto por três juízes considerou que a decisão do Tribunal de Recurso foi "a decisão correta" e que os pais "esgotaram os direitos legais".

De acordo com a Sky News, os juízes do Supremo sublinham a "grande simpatia pela situação dos dedicados pais de Archie, que enfrentam uma circunstância que é o pesadelo de todos os pais - a perda de um filho muito amado", mas ressalvam que Archie "morreria" nas próximas semanas.

"Mesmo que o tratamento de manutenção da vida fosse mantido, Archie morreria no decorrer das próximas semanas por falência de órgãos e, em seguida, insuficiência cardíaca", sustentam.

Os pais já reagiram e mostraram-se devastados com a decisão.

"Não está certo, o Archie é meu filho. Não deve caber a outras pessoas decidir onde ele dará o seu último suspiro e se ele vive ou morre. Está errado", disse a mãe, Hollie Dance, depois de sublinhar que "não pode fazer nada", nem mesmo levar Archie para casa.

Archie Battersbee está em coma desde o dia 7 de abril, após a mãe o ter encontrado inconsciente com uma ligadura na cabeça, na sua casa em Southend, no Essex, possivelmente devido a um desafio viral nas redes sociais.

Peritos revelaram em tribunal, em junho, que Archie não demonstra atividade cerebral "digna de nota". Já a mãe alega que "é a primeira vez que alguém é declarado 'provavelmente morto' com base numa ressonância magnética".

[Notícia atualizada às 19h13]

Leia Também: Morte cerebral. Afinal, máquinas de Archie não foram desligadas hoje

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas