Um incêndio, que teve início na tarde deste sábado no município de Añón de Moncayo, na província espanhola de Saragoça, obrigou à retirada da população de quatro cidades vizinhas.
De acordo com o governo de Aragão, os cerca de mil moradores foram realojados num pavilhão desportivo.
A Câmara Municipal de Tarazona, nas proximidades, anunciou que está também a adaptar o centro desportivo municipal para acolher os residentes que tiveram de deixar as suas casas.
À RTVE, o autarca de Alcalá de Moncayo, Luis Ángel Torrellas, indicou que os moradores começaram a deixar a cidade antes que os serviços de emergência o indicassem oficialmente.
"Quando o 112 deu as instruções de evacuação, 80% da cidade já tinha saído", disse Torrellas, que detalhou que a população tentou ajudar no combate às chamas com mangueiras e baldes de água.
Seguimos con mucha preocupación el incendio del #Moncayo, con pueblos ya desalojados y decisión de pasar a la fase 2. Concentración total de operativos y petición de ayuda a CCAA vecinas. A las 19 horas, Cecopi. La imagen inferior está tomada desde Veruela pic.twitter.com/gYwyj20p5D
— Javier Lambán (@JLambanM) August 13, 2022
O fogo está também a afetar o trânsito em algumas estradas. A polícia de Saragoça já pediu cautela ao conduzir na zona da estrada de Montemolín e pede à população que esteja atenta a possíveis cortes de trânsito.
Para o combate ao incêndio foi solicitada a intervenção da Unidade Militar de Emergência (UME), de duas Brigadas de Reforço de Incêndios Florestais (BRIF) do Ministério da Transição Ecológica, além de vários meios aéreos, terrestres e pessoal técnico.
Leia Também: Espanha. Jovem que se afogava resgatada em menos de um minuto com drone