Um cosmonauta russo, Oleg Artemyev, viveu, esta quarta-feira, um pequeno 'susto' ao ser mandado retornar à câmara de ar da Estação Espacial Internacional pouco depois de sair para uma caminhada que deveria durar quase sete horas, mas só durou perto de três.
De acordo com a CNN, Oleg foi ordenado a parar o trabalho que estava a desenvolver no Espaço e a voltar de imediato para a câmara de ar devido a um problema na bateria elétrica do seu fato espacial.
"Deixa tudo e começa a voltar imediatamente", foi uma das últimas ordens vindas do solo antes de Artemyev confirmar que estava a regressar. Poucos minutos depois, o cosmonauta russo conseguiu entrar novamente na estação espacial e ligar o fato à energia.
A bateria estava a causar "flutuações de tensão" no fato espacial de Artemyev, foi referido na transmissão ao vivo da caminhada espacial.
After reporting a voltage fluctuation in the battery power of his Orlan spacesuit, Exp 67 commander Oleg Artemyev has safely returned to the Poisk airlock until flight controllers can assess further. pic.twitter.com/LoQi2u6yUz
— International Space Station (@Space_Station) August 17, 2022
Mateev, que trabalhava lado a lado com Artemyev na caminhada espacial, permaneceu do lado de fora da câmara de ar da estação espacial até que os controladores de voo decidiram encerrar a caminhada espacial mais cedo.
O objetivo da caminhada espacial era de que os dois cosmonautas, Artemyev e Matveev, instalassem duas câmaras no novo braço robótico europeu, que está afixado no exterior da estação espacial numa parte da Estação Espacial Internacional controlada pelos russos.
Leia Também: Cosmonautas russos exibem bandeira separatista de Lugansk