A República Checa, que atualmente tem a presidência do Conselho Europeu, vai convocar uma "reunião urgente dos ministros da energia" da União Europeia (UE) para discutir todas as questões que preocupam o continente neste setor.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro checo Petr Fiala, esta sexta-feira, que referiu nas redes sociais que é necessário "discutir medidas de emergência específicas para lidar com a situação energética".
Antes do anúncio oficial, já o ministro do Comércio e Indústria da República Checa, Jozef Sikela, tinha afirmado que há uma "guerra de energia com a Rússia" que está "a prejudicar toda a UE".
Acrescentou ainda: "Vou propor uma reunião extraordinária do Conselho de Energia da UE para o mais breve possível", algo que agora se concretizou.
We are in an energy war with Russia and it is damaging the whole 🇪🇺. In agreement with the European Commission and Prime Minister @P_Fiala, I will propose to convene an extraordinary meeting of the EU Energy Council at the earliest possible date.
— Jozef Síkela (@JozefSikela) August 26, 2022
Recorde-se que a questão da energia tem sido um tema recorrente no debate internacional desde que se vive a invasão russa da Ucrânia tendo inclusivamente a ameaça do corte de fornecimento de gás russo à Europa levado a Comissão Europeia a definir metas de poupança e os Estados-membros a preparar planos de redução do consumo de energia, para evitar escassez no inverno.
Leia Também: Borrell fala em situação "extremamente preocupante" em Zaporíjia