O governo Talibã declarou, esta quarta-feira, feriado nacional para comemorar o primeiro aniversário da retirada das tropas lideradas pelos Estados Unidos da América (EUA) do Afeganistão, depois de uma guerra de 20 anos.
A capital do país, Cabul, iluminou-se com luzes e fogo de artifício, festividades que contaram com a presença de alguma população que, apesar de viver numa crise humanitária, optou por celebrar esta data.
Segundo a estação de televisão France 24, os afegãos dizem estar contentes por não ter que lidar mais com uma força estrangeira. "Estamos felizes por Alá se ter livrado dos infiéis do nosso país e que o Emirado Islâmico se tenha sido estabelecido", disse um residente de Cabul, Zalmai.
A retirada das tropas à meia-noite do dia 31 de agosto de 2021 pôs fim à guerra mais longa dos Estados Unidos, uma intervenção militar que começou na sequência dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, que resultou na morte de cerca de 66 mil soldados afegãos e 48 mil civis.
Já os membros do serviço dos EUA contabilizaram 2.461 perdas no total e a NATO, que também se envolveu, perdeu mais de 3.500 tropas.
Leia Também: Paquistão rejeita acusação talibã de dar acesso a 'drones' dos EUA