Uma bebé de 20 meses morreu, na terça-feira à noite, devido ao impacto de uma bola de gelo proveniente de uma saraivada que ocorreu à tarde na cidade de La Bisbal d'Empordà, em Girona, Espanha.
Depois do incidente, a bebé foi levada em estado grave para o Hospital Josep Trueta com um traumatismo craniano, após ser atingida com uma bola de saraiva que chegaram a mais de dez centímetros de diâmetro.
A tempestade deixou também outras 50 pessoas feridas, algumas com traumatismos ou ossos fraturados, segundo as autoridades da região. Também uma idosa que ficou ferida está no mesmo hospital, onde a bebé morreu, a receber assistência médica, avança o jornal espanhol La Razón.
As condições meteorológicas adversas causaram grandes danos a veículos, janelas, telhados e mobiliário urbano, de acordo com os serviços de emergência espanhóis.
O Serviço Meteorológico da Catalunha Meteocat explicou que, na terça-feira, as bolas de gelo alcançaram o "diâmetro máximo de granizo no país" desde 2002.
Para os meteorologistas, granizo entende-se como grãos de gelo com diâmetro igual ou inferior a cinco milímetros, enquanto que saraiva é o termo utilizado para pedaços de gelo com diâmetro superior.
A presidente do município de La Bisbal d'Empordà, o mais atingido, disse que entre os edifícios danificados pelo granizo está o da própria câmara, o de um museu e o do centro de saúde, além de inúmeras casas de habitação, com telhados e janelas partidos.
O Serviço de Meteorologia da Catalunha emitiu um aviso por causa do mau tempo e alertou para a possibilidade de chuvas e mais granizo, embora com pedras de gelo menores, de dois centímetros de diâmetro, além de vento e pequenos tornados.
A Proteção Civil catalã ativou também alertas, incluindo a possibilidade de inundações em algumas zonas.
[Notícia atualizada às 14h34]
Leia Também: Talibãs celebram aniversário da retirada das tropas estrangeiras